domingo, 21 de fevereiro de 2016

Menor na Rua




Hoje admitimos a probabilidade maior de uma criança ser admitida num hospital psiquiátrico do que numa universidade, o que nos leva a interpretar como indicação de que estamos conduzindo mal as nossas crianças e levando-as à loucura. Será que as estamos educando realmente? Provável que o nosso método de educá-las é que as está levando à loucura.
Ninguém ensina ninguém, é preciso criar condições para a aprendizagem e o professor deve ser o facilitador dessa aprendizagem.
Foi o filósofo e psicólogo suíço Jean Piaget quem descobriu que as crianças não pensam como os adultos – têm sua própria ordem e sua própria lógica.
Para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz, um mecanismo que outros pensadores antes dele, já haviam instruído, mas foi ele quem o submeteu à comprovação na prática.
Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.
Educar para Piaget é provocar a atividade isto é, estimular a procura do conhecimento. Os adultos devem assumir a responsabilidade de conduzir as crianças por caminhos que elas desconheçam. Piaget acreditou e comprovou que o conhecimento vem das descobertas que a criança faz.
A permanência da criança na rua ameaça sua integridade e a de outras categorias sociais. Existem ligações claras entre ambulantes, pedintes e meninos de rua, com o mundo do crime organizado. Importa-nos enfrentar o fenômeno mais escandaloso de nossa realidade, a esmagadora pobreza. Seres humanos privados de direitos elementares como saúde, alimentação, trabalho, educação, moradia, terra, cultura e lazer. É ingênuo imaginar que um banqueiro promova a reforma agrária. E não é preciso ir longe pra descobrir essa gente, é só por os pés na cozinha e constatar como vive a família da empregada doméstica.
Apesar de todo esforço governamental, há muito por ser feito ainda!
A crise da família está no olho do furacão da delinqüência bem nascida, haja vista o alto índice de criminalidade entre os jovens de classe média.
Em Carta à Família (1.994) o Papa João Paulo II detecta um grande despertar das
consciências entre os jovens: Cresce entre os jovens, uma nova consciência de respeito à vidadiz ele.
Em pouco mais de cem páginas o Papa discorreu alguns dos mais delicados temas da atualidade - paternidade responsável, individualismo, fidelidade, consumismo, direito à vida, desemprego, educação, etc.

                                                             Lucrecia Anchieschi Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário