“É essencial
que se reconheça que uma tapa emana sempre da fraqueza, não da força. Pecado
mesmo é a hipocrisia de transformar um descontrole numa tese de Pedagogia.
Quando vejo uma criança levar da mãe ou do pai, uma tapa na cara, sinto que a
cada uma dessas experiências humilhantes, alguma coisa se despedaça dentro
desse projeto de ser humano, de tal forma, que o adulto sobrevivente é apenas
uma sombra da pessoa
que poderia ter sido, paródia e caricatura da sinfonia que cada um traz
dentro de si, como possibilidade de ser”.
(Trecho de “O Amor tem mil caras” da Psicóloga Lídia
Aratangy)
.A escola é um santuário de idéias. O caminho para
educar o povo é o de possibilitar-lhe visão global, visão holística da
realidade.
O caminho para educar o povo é possibilitar-lhe a passagem do senso
comum de uma concepção fragmentária, incoerente, desarticulada, implícita,
degradada, mecânica, passiva e simplista, para uma consciência filosófica de concepção
unitária, coerente, articulada, explícita, original, intencional, ativa e
cultivada. Todos os processos de educação apresentam o sagrado interesse de
ensinar, dizia o Construtivista Carl Rogers.
Na educação e na psicologia, Rogers se opôs às práticas dominantes na
sociedade.
Para ele, a tarefa do professor é facilitar o aprendizado e que o aluno
o conduza ao seu modo. Rogers notabilizou-se como grande humanista cuja teoria
se baseia numa visão otimista do homem. Uma filosofia essencialmente humanista
preocupada com a formação do homem.
“Educar é fazer a criança pensar. Pensar é criar. Criar é libertar-se”. (Professor Cândido de Oliveira - Anais do Programa de Ensino da Escola
Primária Paulista - 1.968)
Lucrecia Anchieschi Gomes
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