sábado, 20 de fevereiro de 2016

Agressão à Infância




É essencial que se reconheça que uma tapa emana sempre da fraqueza, não da força. Pecado mesmo é a hipocrisia de transformar um descontrole numa tese de Pedagogia. Quando vejo uma criança levar da mãe ou do pai, uma tapa na cara, sinto que a cada uma dessas experiências humilhantes, alguma coisa se despedaça dentro desse projeto de ser humano, de tal forma, que o adulto sobrevivente é apenas uma sombra da pessoa
que poderia ter sido, paródia e caricatura da sinfonia que cada um traz dentro de si, como possibilidade de ser”. (Trecho de “O Amor tem mil caras” da Psicóloga Lídia Aratangy)
.A escola é um santuário de idéias. O caminho para educar o povo é o de possibilitar-lhe visão global, visão holística da realidade.
O caminho para educar o povo é possibilitar-lhe a passagem do senso comum de uma concepção fragmentária, incoerente, desarticulada, implícita, degradada, mecânica, passiva e simplista, para uma consciência filosófica de concepção unitária, coerente, articulada, explícita, original, intencional, ativa e cultivada. Todos os processos de educação apresentam o sagrado interesse de ensinar, dizia o Construtivista Carl Rogers.
Na educação e na psicologia, Rogers se opôs às práticas dominantes na sociedade.
Para ele, a tarefa do professor é facilitar o aprendizado e que o aluno o conduza ao seu modo. Rogers notabilizou-se como grande humanista cuja teoria se baseia numa visão otimista do homem. Uma filosofia essencialmente humanista preocupada com a formação do homem.
“Educar é fazer a criança pensar. Pensar é criar. Criar é libertar-se”. (Professor Cândido de Oliveira - Anais do Programa de Ensino da Escola Primária Paulista - 1.968)

                                                                                                               Lucrecia Anchieschi Gomes

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