sábado, 15 de junho de 2013

PEC M2M


M2M

PEC M2M – Proposta de Emenda Constitucional “Máximo Dois Mandatos”.
A PEC M2M é uma iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral do Estado de São Paulo com a finalidade de impedir que políticos se perpetuem no cargo, contribuindo assim, para o aprimoramento do sistema político eleitoral brasileiro.

Aprovada, permitirá apenas uma reeleição para vereadores, deputados estaduais, deputados federais, deputados distritais e senadores.
O legislativo brasileiro está saturado de políticos que vêm se mantendo no cargo por dezenas de anos, inviabilizando a renovação do Sistema.

Nesse processo constatamos legisladores que, sempre atraídos pela próxima eleiçãovêm trabalhando quase que exclusivamente em função dos interesses dos financiadores de campanhas eleitorais, vedando dessa forma a oxigenação e recomposição do quadro e claro, obstando o ingresso de jovens propostos a mudanças.
Necessário que se detenha essa orgia de empreiteiras e Bancos influenciando o processo político, que acaba privilegiando uma minoria em detrimento da maioria, através de contratos privilegiados e licitações fortemente dirigidas.

A coleta de assinaturas da PEC M2M já está nas ruas e através do link do MCCE/SP -  http://mccesaopaulo.blogspot.com.br  podemos obter maiores informações e dessa forma, acelerar o processo para que o povo possa gozar dos benefícios já nas Eleições de 2.014.
Para assinaturas online acesse:

Abaixo assinado na Change:  https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/proposta-reforma-pol%C3%ADtica-m2m-m%C3%A1ximo-dois-mandatos-para-parlamentares?utm_campaign=autopublish&utm_medium=facebook&utm_source=share_petition    

A reeleição ilimitada é um processo viciado que precisa mudar e portanto, acabemos com essa política eleitoral movida pela “síndrome da reeleição”.

Lucrecia Anchieschi Gomes
http://luanchieschi.blog.uol.com.br 

 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Oxigenando o Parlamento Brasileiro



Oxigenando o Parlamento Brasileiro

O povo está cansado de políticos que vêm se perpetuando no Poder da República Brasileira.

A perpetuação no cargo é uma distorção do poder representativo e o povo clama por uma Reforma Política, cujas propostas devam estar condicionadas à criação de regras que vetem o tempo de permanência do legislador no cargo.

Em eleições passadas a partir da CMSP - Câmara Municipal de São Paulo, o trabalho exaustivo de algumas entidades que acompanhavam as atividades dos vereadores, conseguiu impedir que o Vereador Brasil Vita à época quarenta anos no cargo, se reelegesse.

Hoje na Câmara Federal o Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) está há mais de quarenta anos, tendo sido reconduzido onze vezes.

No Senado Federal, a coisa beira ao espanto: cada mandato de Senador dura oito anos e com a ilimitada reeleição se perpetuam no cargo

Os senadores Eduardo Suplicy (PT/SP), Antônio Carlos Valadares (PSB/se) e Garibaldi Alves (PMDB/RN) se mantêm há vinte e quatro anos no cargo e, José Agripino (DEM/RN) e Pedro Simon (PMDB/RS) computam cada um,  uma eleição e três reeleições, portanto, trinta e dois anos na política.

Caso inusitado é o do Ex-Presidente da República e Ex-Presidente do Senado José Sarney (PMDB/AP), que está a completar quarenta anos no “banco” da política no Brasil.

É necessário consciência por parte dos eleitos e daqueles que venham a se candidatar no futuro. Que entendam eles que, atuar na política não é profissão e tenham o desprendimento de perceber a transitoriedade do cargo de forma a permitir a  oxigenação do Poder na República Brasileira.

Cientistas políticos já identificaram o deletério fenômeno do “político profissional” e argumentam que a falta de limite no exercício do mandato parlamentar produz nociva oligarquia legislativa, além, de patrocinar e favorecer a perpetuação de famílias – passando de pai para filho, numa vergonhosa concentração de poder e renda.

Percebe-se a acintosa perpetuação do político no poder, impedindo a renovação do quadro,  fragilizando a política como um todo, além, de tratar o espaço público como se privado fosse.

Com o propósito de coibir abusos e renovação do quadro parlamentar, o MCCE/SP lançou a PEC M2M – Proposta de Emenda à Constituição, “Máximo Dois Mandatos” para vereadores, deputados estaduais, deputados federais e distritais, e senadores.

A Emenda Constitucional acrescentando o § 5º. A ao Artigo 14 da Constituição Federal, quando aprovada, limitará a reeleição do parlamentar a um único período subsequente.

Chega de políticos movidos pela “Síndrome das Eleições”.
Lucrécia Anchieschi Gomes
 
http://luanchieschi.blog.uol.com.br