domingo, 21 de fevereiro de 2016

Fenômeno Bullyng




Bully em inglês, quer dizer valentão, brigão, provocador.
A palavra Bullying de origem inglesa, não tem tradução exata para o português e se caracteriza por pequenos atos de humilhação ou assédio a adolescentes, podendo desencadear processos de deterioração comportamental, respostas agressivas e prática de atos humilhantes de grupos de estudantes contra um colega, sem motivo aparente.
Podemos relatar casos como o do adolescente que constantemente sofria humilhação na
escola e na rua até o momento em que fora agredido com um banho de lama enquanto
andava de bicicleta pelas ruas no Estado da Bahia/ Brasil, o que representou a gota dágua  para que o estudante de 17 anos matasse duas pessoas e ferisse três.
Outro caso foi o do estudante apelidado de “vinagre” pelos colegas, após severa dieta que o fizera emagrecer radicalmente. Colegas diziam que ele havia emagrecido de tanto beber o tempero, mistura de sal, azeite e vinagre. Não suportando as agressões, acabou ferindo seis pessoas em São Paulo e suicidou-se em janeiro de 2.003.
Em 2.012 em São Paulo, um menino deixou bilhete à família dizendo ter sido motivo de chacota na Escola e já não aguentando mais se suicidara.
Uma pesquisa com 5.482 estudantes da 5ª. a 8ª. séries em escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro, mostrou que 40,5 % dos estudantes admitiram ter envolvimento direto em situações de humilhação na escola. Outros 27% contaram que foram igualmente vítimas de bullying como agressão, apelidos, difamação, ameaças e roubos de objetos, tudo ocorrido em sala de aula. Afirmaram ainda, que humilharam colegas por os acharem engraçados e que as vítimas deveriam ser castigadas.
As vítimas em geral, não conseguem se defender por excesso de timidez, baixa autoestima, dificuldade de relacionamento, falta de sociabilidade e insegurança.
O bullying vem ocorrendo também e com alta intensidade, na rede mundial de computadores, o denominado cyberbullying, revelando repulsa e intolerância ao que lhe é inverso, contrário ou diferente, quase sempre reproduzindo situações vivenciadas no grupo social e até mesmo experiências vivenciadas no seio familiar.
São muitas as tecnologias utilizadas no cyberbullying e dentre elas, o telefone celular. Na internet, através dos espaços do orkut, facebook, twitter e outros.
Todo assédio moral é condenável, quer seja ele físico ou psicológico e precisa ser sanado através, do respeito á integridade da pessoa humana.
Importante a inserção e abordagem do tema nas políticas públicas de educação, cultura e lazer, através da informação e formação de opinião, na escola, na família, na sociedade.
Por trás disso tudo, está a intolerância pelo diferente. A sociedade precisa atentar para esse tipo de comportamento que não se trata apenas de ação de criança ou de adolescente mas, costume que pode acompanhar o indivíduo durante a vida toda, prejudicando-o já que poderá vir a praticar o bullying no ambiente de trabalho.

                                           Lucrecia Anchieschi Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário