domingo, 12 de julho de 2015

Educação




A verdadeira educação é força social vital. As atuais estruturas sociais não sobreviveriam a uma população educada.
Ter educação é ter consciência crítica de uma realidade que leva a uma ação efetiva. Um homem educado compreende o mundo suficientemente bem para enfrentá-lo racionalmente e equacionar os absurdos da modernidade.
Criadores aprendem o que desejam aprender. Não sabemos quanta liberdade de criação é morta nas salas de aula, dizia Alexander S. Neill, autor de “Liberdade sem Medo” nos anos 60.
Respeitado pelos defensores da flexibilidade na hierarquia escolar, fundou a Summerhill School na Inglaterra, aplicando pedagogias alternativas através de um sistema de Educação na qual o importante é a criança ter liberdade para escolher e decidir o que aprender, e com isso desenvolver-se de acordo com o seu rí, professores,timo.
Nossa cultura não tem tido grande sucesso. Nossa educação, nossa política, nossa economia levam à guerra. Nossa medicina não põe fim às moléstias e nossa religião não aboliu a usura, o roubo. Os progressos da eletrônica nos ameaçam com novas guerras mundiais, pois a consciência social do mundo ainda é primitiva, dizia A. S. Neill.
A educação aproveitou muito de seu pensamento e tem-se que as discussões sobre as causas da violência e da indisciplina, apontam para uma omissão da família e da escola em relação ao estabelecimento de limites - pais e professores devem dialogar com a criança e o jovem.
Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é movimento e movimento é vida e é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. A educação é dinâmica.
Tão antigo quanto a Filosofia, o pensamento educacional se desdobra em várias correntes fincadas na Grécia Antiga.

                Lucrecia Anchieschi Gomes


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