A verdadeira
educação é força social vital. As atuais estruturas sociais não sobreviveriam a
uma população educada.
Ter educação
é ter consciência crítica de uma realidade que leva a uma ação efetiva. Um
homem educado compreende o mundo suficientemente bem para enfrentá-lo
racionalmente e equacionar os absurdos da modernidade.
Criadores
aprendem o que desejam aprender. Não sabemos quanta liberdade de criação é
morta nas salas de aula, dizia Alexander S. Neill, autor de “Liberdade sem
Medo” nos anos 60.
Respeitado
pelos defensores da flexibilidade na hierarquia escolar, fundou a Summerhill
School na Inglaterra, aplicando pedagogias alternativas através de um sistema
de Educação na qual o importante é a criança ter liberdade para escolher e
decidir o que aprender, e com isso desenvolver-se de acordo com o seu rí, professores,timo.
“Nossa cultura não tem tido grande
sucesso. Nossa educação, nossa política, nossa economia levam à guerra. Nossa
medicina não põe fim às moléstias e nossa religião não aboliu a usura, o roubo.
Os progressos da eletrônica nos ameaçam com novas guerras mundiais, pois a
consciência social do mundo ainda é primitiva”, dizia A. S. Neill.
A educação
aproveitou muito de seu pensamento e tem-se que as discussões sobre as causas
da violência e da indisciplina, apontam para uma omissão da família e da escola
em relação ao estabelecimento de limites - pais e professores devem dialogar
com a criança e o jovem.
Educar é
crescer. E crescer é viver. Educação é movimento e movimento é vida e é assim,
vida no sentido mais autêntico da palavra. A educação é dinâmica.
Tão antigo
quanto a Filosofia, o pensamento educacional se desdobra em várias correntes
fincadas na Grécia Antiga.
Lucrecia Anchieschi Gomes
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